25 de setembro de 2009

Dicionário de Poética e Pensamento

Será realizado no dia 29 de outubro, no auditório G1 da Faculdade de Letras da UFRJ, às 9 horas, o evento de lançamento do Dicionário de Poética e Pensamento.

Sob autoria e edição geral do titular de Poética da UFRJ, Prof. Dr. Manuel Antônio de Castro, este dicionário não almeja a elucidação de conceitos, conforme já funcionam os demais dicionários. Ao contrário, sua proposta é a de levar o leitor (internauta) a questionar, fazendo-o imergir na profundidade do pensamento, uma vez que os verbetes trazem caminhos a serem trilhados e nunca definições pontuais. Ou seja, com citações bibliográficas de obras literárias ou críticas, com a elaboração de reflexões por parte do Prof. Manuel e/ou dos editores, ou ainda com a mescla destas duas modalidades de elaboração dos verbetes e fichas, o Dicionário de Poética e Pensamento ganha fluência e dinamicidade ao nos presentear com possibilidades e não com certezas.

Por ser gerado na internet a partir do software colaborativo wiki, o dicionário está em constante crescimento com a inserção contínua de novos verbetes ou fichas. Porém, somente os editores podem fazê-lo, o que não impede que os usuários possam dar sugestões, tirar dúvidas ou se manifestar como quiserem ao acessar a seção "Fale conosco".

Este é o convite oficial de lançamento:



Para saber mais, além de visitar a página do Dicionário de Poética e Pensamento, veja também a matéria que o jornal eletrônico da UFRJ, o Olhar Virtual, fez ao entrevistar o Prof. Manuel de Castro, clicando em http://www.olharvirtual.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=268&codigo=7


4 comentários:

Click disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Celso Ramos disse...

Olá Fábio!!!

Gênial esse trabalho. Tenho acompanhado os textos do prof. Manuel (no blog Travessia). Esse passo é importante para aqueles que veêm na palavra uma ampliação da realidade, uma possiblidade de construção de um mundo. Parabens!!!

Celso Ramos disse...

Olá Fábio!!!

Agradeço o convite mas infelizmente não poderei comparecer ao evento. Mas estou bem perto de ser seu colega de pós-graduação. Explico; amanhã dia 28/10 farei a prova de língua para o curso Ciência da literarura/poética. Não sei como funciona está última etapa, mas me parece que também é eliminatória, portanto espero fazer uma boa prova!!!!
Abraços.

Celso Ramos disse...

Oh! "Mermão", valeu a força!!!
Respondi todas as questões mas a prova estava bem difícil, não sei não!. Agora..., acho injusto passar na arguição do projeto e ser desclassificado na língua!!! PÔ!!
Ps. Tem texto novo lá no blog. dá um pulo, lá!!